7 de jun. de 2011

O desprezível mundo do apadrinhamento político

Nas eleições passadas, um conhecido meu fez campanha eleitoral para vários candidatos, de olho numa nomeação.  Esse vizinho faz o estilo fanfarrão e confesso que de início pensei que fosse mais umas de suas histórias, dentre tantas as mentirar que ele conta.
Só que desta fez eu tive que morder a língua, pois meses depois das eleições meu conhecido foi nomeado para a um cargo na prefeitura da cidade. Com mais de 40 anos e poucos anos de estudo, começou a dar expediente como vigia noturno numa escola local, dia sim dia não.
Tudo estaria ótimo, se não fosse um pequeno detalhe: ele queria ser nomeado, mas não queria trabalhar!!! Depois de amargar algumas noites sem dormir no cansativo trabalho de vigia noturno numa escola sem alunos e ameaçar pedir exoneração, enfim ele conseguiu o que queria: esta recebendo sem precisar trabalhar. E todas as vezes que meu marido e eu passamos por ele, ouvimos o deboche: eu sou um homem muito doente, não posso trabalhar...
Que raiva que eu sinto do sujeitinho e da nossa política, que faz tão mal uso do nosso dinheiro. Meu marido trabalhou alguns anos para um político local e nunca, nem uma vez sequer ele ou eu cogitamos pedir uma nomeação. Na epóca eu estava recém-formada e desempregada, a vida estava muito mais dura que agora, mas nem assim nos sentimos tentados a pedir uma mercês. 
Não digo que se me fosse oferecido uma nomeação eu não aceitaria, ma realizaria o trabalho como em se fosse contratada em uma empresa qualquer. Com profissionalismo e comprometimento.
Já prestei um sem-número de concursos e por enquanto só bato na trave. Já sofri muito por conta disso, me descabelei, me senti burra e incompetente, mas agora relaxei. 
Inteligente é o meu vizinho, que nunca estudou, mas faz algo que eu não sei: sabe agradar as pessoas certas.

8 comentários:

  1. Não se envergonhe de ser honesta, nem de ter uma vida sem milhões ganhos com falcatruas!
    Tem gente que não se importa com seu semelhante, quer tudo para ele mesmo sem fazer nenhum esforço!
    Mas não dorme sossegado, um dia a "casa cai".
    Precisamos de gente honesta e competente se quisermos um País decente. Ainda existe muita gente boa. Vamos à luta sempre!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Paulinha, não dá para saber quem é pior, o seu conhecido ou a "amizade" dele que foi quem o beneficiou desta maneira.
    Aff...
    E o pior é que seu conhecido não é o único.]Vergonha.

    Um beijo Paulinha!!!!
    :)

    ResponderExcluir
  3. O mundo é de quem sabe pedir direito pra pessoa certa... rs

    Eu sofro do mal de não saber pedir, de achar que sou sempre inconveniente se for ocupar alguém, acho que nunca conseguiria nada semelhante com o que seu vizinho conseguiu.

    Sou funcionária pública concursada e até hoje estou esperando o mito do funcionário público que não trabalha... rs... Na verdade existe, sim, mas são pessoas como seu vizinho. Eu não levo jeito pra isso.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Menina, só de ler o post já me deu raiva, imagine se eu visse a cara do sujeito todo dia. Tem gente que não se emenda mesmo, querem vida boa a custa dos outros. Tenho raiva da política desse país. Acho que político deveria receber um salário bem popular, sabe?! Queria ver se esses desonestos iam querer seguir nessa carreira. Afff..
    Mas continue sendo do jeito que vc eh, ser honesto eh sempre o melhor caminho.
    Bju grande!!!

    ResponderExcluir
  5. PAULINHA

    TENHA PENA DESSE COITADO...

    DIFICL TER QUE SE SUBMETER A PUXAR SACO DE POLITICOS E GANHAR UM CARGO QUE COM UM MINIMO DE ESTUDO SE CONSEGUE COM CONCURSO PUBLICO..
    SABE CABIDES DE EMPREGO TEM MUITOS E NESSE TAL TRABALHO PUBLICO É O QUE MAIS TEM..
    SABE ESSE DINEHIRO QUE ELE RECEBE E NÃO TRABALHA VAI VIR UM DIA UMA COBRANÇA COM JUROS E CORREÇÃO ..E ELE VAI SABER EXATAMENTE O QUE ESTA SENDO COBRADO DELE

    SABE PENSO ASSIM SOU FUNCIONARIA PUBLICA ESTADUAL E VEJO MUITA GENTE BRINCANDO DE TRABALHAR E GANHANDO SALARIO DE VERDADE MAS TENHP PENA DELAS...UMAS INERTES ..QUE NO FUNFO A NOITE QUANDO SE OLHAM NO ESPELHO..FICAM UM TANTO ENVERGONHADAS,,

    BEIJOS QUERIDA

    E VCS QUANDO PASSAREM POR ELE

    PENSEM

    COITADO DESSE MOÇO..

    BJS

    OTILIA

    ResponderExcluir
  6. Nem me fala, respiro isso aqui na minha cidade pequena, porque nem tudo são flores do campo. A política por aqui ainda é coronelista, e perdi a minha vaga conquistada com esforço, entrevistas e até treinamento por favorecimento político. O que podemos fazer é não nos calarmos, denunciarmos e continuarmos a não depender de nada "deles" para que estejamos sempre livres para sermos nós mesmas! Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula, adorei seu cantinho!
    Com relação ao post, eu tenho uma teoria: de que no Brasil é mais útil ter cara de pau do que formação! As pessoas ganham mais por não terem vergonha de se humilharem a pedir favores do que ralando pra ir pra frente! Enfim, fico na torcido por seus concursos :)

    ResponderExcluir
  8. As pessoas querem moleza. Eu tenho um conhecido que tem 4 filhos e tinha um bom cargo na Citroen. Ele vivia reclamando que trabalhava muito. Aí saiu da Citroen e agora ta todo cheio de problema de saúde. Tomara que ele tenha dado valor ao que ele tinha e que era importante principalmente por ele ter tantos filhos. Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Ficarei muito feliz se quiser deixar seu comentário.