7 de abr. de 2011

Meu pai

Meu faleceu no 2004 e sempre sonho com ele. Não posso afirmar com toda sinceridade que para mim ele foi meu herói e todas vezes que falo dele, só inumero seus defeitos. Herói para mim é minha mãe, que suportou maus tratos e infidelidade e mesmo assim ficou com ele até o fim.
Ela sempre me contou que casou com meu pai por pena e que ele era um pobre coitado sem família. Para minha mãe, era seu destino dar uma vida digna ao meu pai. Ela o considerava seu carma. A cruz que lhe foi  destinada carregar. E ela o fez  por quase trinta anos, aceitando coisas que para mim seriam inimagináveis. Uma das histórias que mais me marcaram foi quando eu nasci. 
Em primeiro lugar eu não fui desejada, meu irmão ainda era recém-nascido quando fui concebida, nasceu doente e meu pai era alcoólatra e desempregado. Por tudo isso, eu só vim ao mundo por pura teimosia, mas sem ressentimentos. 
Com poucos dias de nascida, meu pai quebrou o braço da minha mãe e lhe disse que se não estivesse quebrado, no dia seguinte quebraria o outro.
Meu pai foi um péssimo marido. Era boêmio, saia todos os finais de semana para dançar e deixava minha mãe em casa com os filhos. Era infiel. Era sovino. Era violento. 
Mas não era um mau pai. Hoje vejo isso e preciso que ele saiba. Nos meus sonhos ele nunca esta em paz. Eu já disse que não sou uma pessoa espiritualizada, mas sinto que ele quer a minha admiração.
amiga da família, eu (fazendo aniversário de 7 anos ) e meu pai

Meu pai teve uma infância dura, perdeu os pais muito cedo e viveu da caridade alheia. Era um homem embrutecido, mas a seu modo me deu o seu melhor. Eu sempre fui sua princesinha e ele sempre  me cubriu de admiração. Todas as vezes que me via arrumada, não se cabia de orgulho. Sempre confiou em mim para administrar seu dinheiro. Sempre me permitiu fazer o que eu quis, como dormir na casa de amigas e sair para baladas. Me negava dinheiro mais depois se arrependia e voltava atrás. E o mais importante me respeitava. E hoje eu o respeito também. Não virou santo por que morreu e sei de cada uma das suas falhas. Mas ele também acertou muito.
Obrigada pai, segui seu conselho e hoje sou uma pessoa muito feliz por isso:
Minha filha, quero que se casa com um homem bom e honesto.

21 comentários:

  1. Oi Paula, tudo bem?
    Então, por piores que sejam, nosso pais sempre querem o nosso bem, tenho certeza de que o seu pai pelo menos tentou como pôde!!!
    beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulinha,nossa que historia !!!

    Sua mae deve ter sofrido horrores!!!!

    Mas que bom que pelo menos ele foi um bom pai ne?

    E voce foi sabia em seguir os conselhos dele ,pois os pais por mais que errem quando jovem so querem o melhor pra gente nao e mesmo?

    Meu pai sempre foi um exellente marido para minha mae,eles se amavam muito e o respeito e amor sempre reinou no casamento deles , e eu muito tolinha achava que quando eu me casase iria ser igual .

    Ledo engano, ainda mais porque eu nao fui sabia como voce, e nao segui os conselhos do meu pai ,eu ia muito atras de beleza fisica e nem me preocupava se o cara prestava e me ferrei ,ja sofri muito nessa vida .Mas ore por ele Paula ,com certeza ele ta querendo falar com voce atraves do sonho ,eu nao tenho a menor duvida disso.

    Um pouco antes de engravidar da minha filha caçula ,minha mae me visitou atraves de sonho tres vezes a ultima foi tao real que ,quando acordei o perfume dela ainda estava no ambiente .
    Ela era muito preocupada nesse aspecto ,como ela sabia das minhas lutas ,ela nao queria que eu tivesse mais filhos. bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula, é muito triste se deparar com histórias assim. Mas nossa é assim mesmo, não temos os pais que escolhemos, mas até nisso Deus é perfeito, algo Ele quis te ensinar através do seu pai. E conseguiu não é?
    Ore por seu pai, fala honestamente em suas orações o que você sente, perdoe se puder. A alma do seu pai descansará em paz.

    Fique com Deus e força sempre!!!!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Tiro meu chapéu para você por conseguir ver e sentir lados positivos onde muitas pessoas só veriam os negativos. Parabéns pela mãe que você teve e por esse pai que você respeita!
    Parabéns por ser e postar a mensagem que você postou. Belíssimas palavras! Bjkas!

    ResponderExcluir
  5. Tiro meu chapéu para você por conseguir ver e sentir lados positivos onde muitas pessoas só veriam os negativos. Parabéns pela mãe que você teve e por esse pai que você respeita!
    Parabéns por ser e postar a mensagem que você postou. Belíssimas palavras! Bjkas!

    ResponderExcluir
  6. Uma história bem marcante.
    A tua mãe merece uma coroa de brilhantes!
    E meus parabéns por ter este carinho pelo teu pai.
    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  7. Como eu acredito que quando morremos viramos pó de estrelas, digo para você: seja muito feliz, que legal que você vê o lado bom de toda esta história triste. Dê muito amor e carinho para seus descendentes .......o sofrimento serve para darmos valor às coisas boas.
    Saúde e sorte para toda vida.
    Beijos..

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Paula... que post forte. Eu realmente estou emocionada, nem sei o que te dizer direito agora. Só que de onde ele estiver, receberá a sua admiração e continuará se orgulhando muito da pessoa que você se tornou. Um beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi Paula
    Por pior q seja um pai ou uma mãe não adianta eles sempre serão nossos pais...
    Bjokas

    ResponderExcluir
  10. Nossa Paulinha, que história... pelo menos ele soube separar as coisas, era péssimo marido e um bom pai.
    Meu pai também é falescido, morreu novo com 45 anos em 1996, ele era O CARA, não só comigo mas com todos que o cercavam, ele era meu herói, minha vida, meu porto seguro. Sonho com ele tb às vezes e por conhecidência ou não, não sei, toda vez que sonho com ele recebo a notícia de que alguém morreu. Acho que ele aparece em meus sonhos para me confortar... ele sempre está de branco e sinto uma paz enorme em abraçá-lo.
    Acho que seu pai está pedindo oração, afinal acredito que todos nossos atos em vida são cobrados em um plano superior e seu pai pode ter sido bom para os filhos mas foi um péssimo marido.
    Não lhe custa nada rezar por ele, rezarei tb.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. PAULA;;; FALAR DE PAI PRA MIM É A COISA MAIS FACIL DO MUNDO E MAIS DOÍDA TAMBEM...EU NÃO TIVE SOMENTE UM PAI..EU TIVE UM HEROI,UM AMIGO UM AMOR..UMA ALMA GEMEA..MEU PAI ERA TUDO QUE NOS MULHERES SONHAMOS PARA SER PAIS DOS NOSSOS FILHOS..MEU PAI PERDEU A MÃE COM 6 MESES AINDA MAMAVA NO PEITO DA MÃE,PERDEU O PAI COM 11 ANOS E FOI PARA CASA DE TIAS QUE MALTRATARAM ELE PELA VIDA ATE OS 16 ANOS ..UM TIO CANSADO DE VER ELE SENDO MALTRATADO COLOCOU ELE NO EXERCITO BRASILEIRO E ELE FOI CAMINHANDO...AOS 20 ANOS SE CASOU...NOVO BONITO ..ASSEDIADO PELAS MOÇAS ..CLARO FOI INFIEL TAMBEM ..BEBEU TAMBEM..E MINHA MÃE TAMBEM FOI TRAIDA..MAS O QUE ELA SEMPRE NOS DISSE ´QUE SERIA INJUSTO DA PARTE DELA NOS PRIVAR DO PAI QUE A GENTE TINHA E TIVEMOS POR MUITO TEMPO...MEU PAI NOS AMAVA ACIMA DE QUALQUER COISA E NOS PROTEGIA COMO UMA PEDRA PRECIOSA E AI DE QUEM MAGOASSE A GENTE...LITERALMENTE ELE IA EM CIMA MESMO...DAVA TUDO QUE PODIA NOS DEU ESTUDOS NOS DEU CONFORTO NOS DEU O MAIS IMPORTANTE ATENÇÃO PRESENÇA E AMOR..NÃO TINHA UMA PREFERIDA NOS SENTIAMOS TODAS IGUAIS PERANTE O AMOR DELE.E ELE TAMBEM TEVE TEMPO DE SE RETRATAR COM MINHA MÃE E SER UM BOM MARIDO DANDO A ELA CONFORTO CARINHO ATENÇÃO..E QUANDO ESTAVA TUDO ENCAMINHADO ELE MORRE NUMA CIDENTE DE CARRO...MEU PAI FOI O HOMEM MAIS HONESTO E MAIS COMPLETO QUE EU JA VI ... VAI FAZER 15 ANOS QUE MEU PAI SE FOI..SONHEI COM ELE MUITO HOJE ELE DEVE JA ESTAR EM PLANOS SUPERIORES E NÃO TEM COMO VIR ..MAS EU SEI QUE ELE SABE EXATAMENTE O QUE FEZ POR AQUI O QUE PLANTOU O QUE COLHEU E O QUE OS NETOS TEM A LEMBRAR DELE...
    MEU PAI SE CHAMAVA AMOR...TRANSFORMOU UMA VIDA DE MAUS TRATOS E TRISTEZA EM AMOR PRA 4 FILHAS MULHERES ...E NOS CARREGAMOS ISSO NO CORAÇÃO ..A LIÇÃO MAIOR QUE ELE PODE NOS ENSINAR..AMOR..AMOR AMOR...ISSO BASTA O RESTO MODIFICA DIANTE DE TANTO AMOR..
    SINTO MUITO POR VOCE TER ESSAS LEMBRANÇAS..MAS CADA UM DE NÓS TEMOS COISAS A CUMPRIR..PERDOE SEU PAI CERTAMETE HOJE JA SABE QUE DEVERIA TER FEITO DIFERENTE E JA SE ARREPENDE ...TALVEZ AS RAZÕES PRA TUDO ISSO NEM ELE SABERIA DIZER...

    BJS QUERIDA
    ISSO QUE É O IMPORTANTE VOCE ESTA FAZENDO UMA VIDA E UM FUTURO DIFERENTE PRA SUA FILHA..É MUDAR O FOCO DO MAL..DA RAIVA E PLANTAR AMOR..SE VAI VER QUE TUDO NO FIM DA TUDO CERTO...
    BJS

    OTILIA
    9 de abril de 2011 11:42

    ResponderExcluir
  13. Oi Paula, voltei aqui para te agradecer pela visita e acabo novamente surpreendida por um assunto que prendeu minha atenção...rsrsrs
    As vezes é tão difícil tentar resumir um turbilhão de pensamentos em poucas palavras, principalmente porque ler sobre teu pai, me fez lembrar do meu.
    Agora em Março, fez 8 anos que minha mãe partiu, ela também é minha heroína, voltou para Deus com apenas 51 anos de idade, foi derrepente, não deu para nos preparar-mos e a verdade é que até hoje eu ainda me pego tentando entender isso, porque ela e não meu pai? Meu pai e nada é a mesma coisa...Meu pai não é uma pessoa má para os outros, não é agressivo, nunca foi. Já bebeu muito mais era um bebado alegre. A questão é que ele não se importa, nunca se importou,é indiferente, não tem amor de pai, teve quatro filhas com minha mãe com quem foi casado por 34 anos e nunca se importou. Passamos nessecidade, minha mãe tirava da boca para nos alimentar, tirava suas camisetas para que nós tivessemos fraldas no bumbum, teve época em que minha mãe tinha três bebês, pois nascemos uma seguida da outra. Ela perdeu a mãe aos 03 aninhos de idade e casou aos 17 anos sem nenhuma preparação para a vida, ela era guerreira, ela se importava, ela era capaz de dar a vida por qualquer uma de nós, meu pai nunca foi um pai de verdade, nunca foi amigo, só criticava e reclamava, nunca participou de algo importante conosco, nada...Sempre reclamou por ter de trabalhar, eu já me entristeci e chorei muito quando era mais nova, depois aprendi á conviver com isso. Mas depois que minha mãe morreu, ele enfia o dedo na ferida e não deicha sicatrizar...Fala mal da minha mãe como se ela tivesse sido uma bruxa na vida dele e ele um coitadinho, Fala calúnias de alguém que não está mais aqui para se defender. Tudo que fala é mentira, sempre tenta colocar uma irmã contra a outra, tem cinco netos todos pequenos, o mais velho é um dos meus filhos que tem 10 anos de idade e não tá nem aí para nenhum deles. Outro dia tive que mostrar uma foto da minha mãe para meu caçula de 5 anos, pois ele me disse que não conhecia minha mãe, logo em seguida veio a pergunta: E seu pai? Eu não conheço seu pai...Faz tempo que não vejo meu pai, moramos na mesma Cidade, mas prefiro assim, pois se ele aparecer é para trazer um monte de problemas, nada mais... Faz tempo que não sonho com a minha mãe e da ultima vez que sonhei, ela veio me visitar e conversar comigo. Eu estava muito magoada com meu pai e não conseguia perdoar de geito nenhum e ela me pediu para eu perdoar ele, que eu não ficasse guardando sentimentos ruins sobre ele...Ela me abraçou e disse que eu sabia que já estava na hora dela voltar...No sonho eu sabia que ela estava morta...Então se despediu de mim e foi embora! Eu tento muito não alimentar sentimentos ruins pelo meu pai, mas não é fácil pois ele sempre dá um geito de provocar uma nova situação, como agora que vem magoando minha irmã mais velha á meses, agredindo com palavras, tentando todos os meios legais e não, para tirar minha irmã de dentro da casa que foi dele e da minha mãe e que agora é dele mas também é um bem de família. Ele quer vender o único lugar que ele tem para viver o resto da vida dele e gastar com uma mulher com quem ele casou poucos meses depois que minha mãe morreu e que já tem três meses de divorciado dela, Porém continuam se encontrando para "durmir" e para agradar esta mulher, ele não se importa de colocar minha irmã na rua com seu filho de 8 anos de idade, sendo uma mulher divorciada e que trabalha muito, mais ainda não conseguiu comprar uma casa. Não posso simplesmente achar que esta tudo bem...Se minha mãe estive viva, jamais estaria acontecendo algo assim e acho que isso é uma das queixas do meu pai contra a minha mãe, ela nunca nos abandonou... Me desculpe o desabafo, mas saiba que te admiro pela forma como conseguiu lidar com as questões do teu pai, espero um dia conseguir também, pois não tenho tido muito exito com isso.
    Beijos linda!

    ResponderExcluir
  14. Não sei se o meu comentário anterior foi registrado, pois o meu pc deu uma pane, mas gostaria de dizer que é muito madura a sua forma de encarar os atos do seu pai, valorizando as qualidades e reconhecendo os defeitos, ou seja, considerando-o um ser humano. Todos nós temos um lado imperfeito, alguns mais intenso, mas isso não nos tira o título de pessoas e a capacidade de realizarmos algum bem. Infelizmente, o seu pai não conseguiu mudar de atitude em relação à sua mãe, mas conseguiu lhe deixar boas lembranças e demonstrar o seu amor, portanto mereceu o carinho que você declarou aqui.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  15. Oi Paula, a minha história com meu pai é muito parecida com a sua. No meu post de agosto do ano passado escrevi uma carta para ele e foi libertador para mim. Seu pai foi exatamente aquilo que ele pôde ser de acordo com a história de vida dele, aceitar é difícil,pois sempre esperamos mais dos nossos pais,mas nem sempre eles podem dar o precisamos.
    Adorei o seu post
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  16. Oi Paula!

    Quero te parabenizar pela coragem em escrever esse post. Pela coragem em assumir e dizer francamente as coisas como elas foram e são.
    Sinceramente, seu pai merece o descanso, porque de alguma forma, com certeza, ele tentou. E, as pessoas não amadurecem todas ao mesmo tempo, não é mesmo? Tem gente que demora.
    Mil beijos à sua mãe, que por certo passou por maus pedaços, mas foi muito firme.

    Beijos a você

    Carla

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que emocionante e corajoso depoimento!
    Pelo que eu acredito, seu pai aparece em seus sonhos buscando perdão e aprovação. Dizer isso a ele é importante, faça isso sempre que puder, em oração, e onde ele estiver, ficará em paz.
    Para ver o poder que os filhos tem: são capazes de extrair doçura de uma pessoa tão embrutecida como o seu pai. E ele te deu um ótimo conselho: case com alguém que seja diferente de mim, que te ame e te trate com carinho.

    Paula, tem selinho pra vc lá no blog. Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Minha amiga, estamos todos aqui reunidos por laços espirituais, tentando, de uma forma ou outra, crescer, evoluir e também polir as "nossas arestas". O teu velho, de repente, pode não ter sido o melhor pai do mundo, mas fico feliz que o tenha perdoado. Foi a melhor coisa que você poderia ter feito por vocês dois.

    Um abraço do Gaúcho.

    ResponderExcluir
  20. Que história. Sua mãe não deve ter tido vida fácil :s

    Beijos,
    Gaspas.

    ResponderExcluir
  21. Sua história e seu relacionamento com seu pai me lembrou o filme LULA, que ralata justamente isso, O ex Presidente Lula também teve um pai alcoólatra e também sofreu maus tratos e no entanto, gostando oiu não dele não há como negar seu sucesso. Te desejo todo o sucesso do mundo e um bom descanso para o seu pai.

    Bjão amiga.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Ficarei muito feliz se quiser deixar seu comentário.