23 de fev de 2011

Sobre honestidade, tentações e conivências


Dependendo do ponto de vista, o conceito de honestidade pode ser objetivo ou subjetivo e o que é desonesto para mim, pode não ser para você.
Dias desses, deixei meu celular em cima de uma das mesas da minha casa de lanches, uma pessoa o encontrou e decidiu que achado não era roubado. Eu só não fiquei sem o aparelho, por que uma conhecida reconheceu meu celular na mão do rapaz e veio me devolver.
Muitas pessoas consideram estranho meu marido ser policial e dirigir carro velho. Com tantas oportunidades que rola nesse meio, por que não aproveitá-las?
Ouço muitas pessoas criticando políticos, mas que dizem que se estivessem no lugar deles, agiria da mesma forma. Se todo mundo rouba, por que fazer diferente?
Se você trabalha num hospital ou posto de saúde, que mal tem em trazer medicamentos para casa e distribuir para os vizinhos?
Ou se é bancário, tirar um pouquinho de dinheiro de várias contas, uma quantia tão irrisória que o correntista nem irá notar?
Ou vender mercadoria mais barata em seu estabelecimento, fruto de carga roubada?
Em todos esses atos, classificar de honesto ou desonesto, vai depender do ponto de vista de cada um. Quem pratica o ato, provavelmente não acha que esteja fazendo nada de absurdo. Apenas aproveitou a oportunidade.
Ter uma boa casa, um bom carro e dinheiro para o lazer é o sonho de todas as pessoas. E o meu também. Mas esse sonho ainda não foi realizado. A casa graças a Deus esta pronta, mas ando de carro velho, que as vezes nos deixa a pé e não sobra muito dinheiro para se divertir. E já cansei de ouvir pessoas criticando que minha casa não estava terminada, que meu marido não tinha carro novo ou que deveríamos aproveitar melhor a vida. Como se bastasse estalar os dedos para o dinheiro aparecer.
Mais eu prefiro assim. Mas vale uma vida simples, do que uma vida cheia de glamour advinda de dinheiro fácil. Pelo menos para mim. Conheço pessoas que pensam diferente e que já me disseram não se importar da onde vem o dinheiro. O que importa é que ele venha.
Eu não consigo ter essa conivência. Uma vez vi um filme no qual o homem era carrasco, executava prisioneiros que estavam no corredor da morte e  quando a esposa descobriu continuou fingindo que não sabia. Não queria nem ouvir sobre o assunto ou que ele contasse sobre a dureza do seu trabalho. O que importava era que o dinheiro estava entrando.
Eu sempre quero saber. Aceito viver contando centavos, mas não aceito viver com o que não me pertence.

32 comentários:

  1. Muito lindo seu texto. Acho que é por aí mesmo.
    Tb prefiro dormir tranquila com contas pagas, do que praticar o erro e prejudicar alguém. Beijos. Te adoro.

    ResponderExcluir
  2. Certo. Preferível contar os trocados, mas deitar a cabeça no travesseiro à noite e dormir com a consciência tranquila, sabendo que tudo o que é seu, é fruto do seu trabalho, do seu esforço e da sua honestidade. Admiro quem pensa (e age) assim.

    Sobre seu comentário no meu último post, não critico quem cuide e gaste com os seus cabelos, afinal eles são o adorno, a moldura do nosso rosto. Só que EU não dou muita importância à isso, por isso disse que eram inúteis. São inúteis pra mim, que fique bem claro. Longe de mim querer criar confusão... rsrs


    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Sei bem como é isso, eu como sindica recebo oferta de tudo, de internet gratuita, tapete, tv a cabo, mas não pego nada, tudo que faço por aqui é legal.
    Meu pai sempre dizia que quem leva uma agulha hoje leva uma tv amanhã.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula!

    Não podia esperar nada diferente de você, minha amiga! Muito bom o texto, muito bacana o enfoque que você deu. Tanto faz se retiram com uma colherinha ou com uma pá, o dano é o mesmo. Penso que a corrupção começa nos pequenos detalhes. Nas coisinhas pequenas "que ninguém se importa". Mas que denunciam um caráter, eu penso.
    Nunca na minha vida eu comprei nem uma agulha com dinheiro que não fosse fruto do meu trabalho. E acho que é assim que funciona. Pra mim nada foi fácil. Nada mesmo. Mas prefiro assim... "O que vem fácil, vai fácil", já dizia minha vó.

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  5. Como dar a essas pessoas muito se no pouco elas são infiéis? E roubar "porque todo mundo rouba" é uma tremenda falta de personalidade, além da imoralidade. Você está certíssima!
    Beijocas
    Adri

    ResponderExcluir
  6. Paulinha, como sempre, vc arrasou no post...eu concordo com vc! Sou professora e professora ganha pouco (todo mundo sabe...rsrs) e meu marido é funcionário público de uma Universidade. Vivemos de maneira razoável, mas claro que eu queria ter mais dinheiro para viajar o mundo, por exemplo. Mas escolhemos TRABALHAR HONESTAMENTE, o que significa que as coisas virão, mas com mais dificuldade: melhor assim, pois é preferível deitar e dormir em paz do que vender a alma. Jesus já dizia: Onde está o nosso tesouro aí estará o nosso coração...não é uma filosofia profunda???? beijos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Ola Paula,cheguei aqui no seu blog atraves do blog da Fla ,e logo de cara me encantei com suas palavras e com sua autenticidade .Adorei o post e impossivel nao comentar .Honestidade uma coisa que acho muito importante e sempre aprendi isso desde pequena ,meus pais sao de origem humilde e sempre passaram esses valores para os filhos eles nao deviam nada a ninguem .Sempre viveram honestamente.bjs

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc Paula e te digo que especialmente na minha profissão atual (porque estou fazendo de tudo para mudar de área), a honestidade é fator decisivo e se estou fazendo isso há 12 anos e continuo sendo indicada e amiga de todos os ex-chefes, graças a Deus é porque me saio muito bem neste quesito. Mas por isso mesmo vejo de perto a ganância e ambição das pessoas sendo maior do que os conceitos morais e éticos. Uma pena, pois eu duvido que possam colocar a cabeça tranquila no travsseiro quando estão sozinhas com elas mesmas, como nós podemos. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Paulinha,
    Acredito muito na lei do retorno, a reação natural das coisas, por isso essas pessoas que são desonestas e que acham que não são, perderão tudo. Eu nunca vi ninguém conquistar alguma coisa, pequena ou grande, de maneira desonesta e permanecer com aquilo. Sempre o desonesto acaba perdendo de alguma maneira.
    Até onde sei nunca me roubaram nada, mas certamente se já me fizeram algum mal ou me roubaram e ainda não senti falta, ela ou ele pagará por isto (sem eu ter que fazer nada).
    Essa é uma das coisas que acredito piamente!

    Bjs querida

    ResponderExcluir
  10. Oi Paulinhaaaaaaaaaaaa!!
    Puxa, acabei de deixar um comentário aqui e logo em seguida fui no blog da minha amiga Fabí. Eis que chego lá e me deparo com uma baita homenagem!
    Muito obrigada por ter ido lá deixar seu comentário tão carinhoso viu??
    Oh volta lá que deixei um recadinho pra você!!!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu não acho esse tipo de comportamento correto de jeito nenhum, eh corrupto e oportunista. Tem gente q acha uma atitude inofensiva, mas eu naum consigo pensar assim. Sabe uma frase q eu odeio? "O mundo é dos espertos." Eh de uma pobreza de conduta e espírito que me enoja.
    Parabéns pelo post, muito bem escrito, com palavras muito bem colocadas.
    Totalmente apoiada.
    Bjus, querida!

    ResponderExcluir
  12. Oi Paulinha
    Concordo contigo, tbm sou assim sempre quero saber de onde veio e cm veio... Não gosto de ficar c/ nada q não é meu...
    Bjokas

    ResponderExcluir
  13. Bom, não me parece que para pessoas honestas o conceito de honestidade seja relativo. Assim como não existem meias verdades, porque toda meia verdade é uma mentira inteira, não existe meio caminho entre a honestidade e a desonestidade.
    O Brasil está complicado de se viver porque, cada vez mais, as pessoas parecem dispostas a flexibilizarem sua ética.
    Uma pena.

    ResponderExcluir
  14. Somos por demais carentes de educação que possa, de maneira competente, fazer com que tenhamos população que entenda o quanto há e dignidade em não se permitir a nenhum tipo de corrupção.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  15. É um assunto delicado mesmo Paulinha. As pessoas divergem qdo o assunto é honestidade. A meu ver, honestidade nem é qualidade de ums er humano, é uma obrigação. Somos obrigados a ser honestos! Assim como não gosto que peguem coisas minhas, não pego as dos outros. É uma reciprocidade...
    Ótimo post amiga ^^
    Beijocas, bom final de semana p vc e o maridão =*

    ResponderExcluir
  16. Belo texto! Honestidade se tem ou não, não existe meia honestidade como não existe meia gravidez. Eu me deito todas as noites e tenho certeza que não prejudiquei ninguém ou passei para trás.
    js
    Jussara

    ResponderExcluir
  17. Hey Paula Li!!!!
    Adorei seu post! tb já escrevi sobre ética e acho que é isso mesmo! Viver com ética e ter seus preceitos e conceito do que é certo e do que não é!
    beijocas,
    ]Mari

    ResponderExcluir
  18. Link exchange is nothing else but it іs sіmply рlаcing
    the other peгson's weblog link on your page at suitable place and other person will also do same in favor of you.

    Here is my web site v2 cigs review

    ResponderExcluir
  19. Нey theгe! Quiсk quеstion thаt's completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My weblog looks weird when browsing from my apple iphone. I'm trying
    tо find a template or ρlugin that mіght be ablе tο fix this
    problem. If you havе any suggestions, please share. Thanks!


    Also visit my wеb blog ... related web page

    ResponderExcluir
  20. Нi thеrе, just wanted to tell you, I enϳoyeԁ
    this post. It was helpful. Keep on ρоѕting!


    Αlsο ѵisit my web blog v2 cig review
    Also see my page: https://www.timeframe.it/MaritzaTJQ/info/

    ResponderExcluir
  21. Hеу Thеre. I dіscovered your blog the
    usаge of msn. Thаt is a гeally smагtly writtеn article.
    I'll be sure to bookmark it and come back to read extra of your useful info. Thank you for the post. I'll certaіnly
    сomebасk.

    Here is my blog :: v2 cigs review

    ResponderExcluir
  22. Εхсеllent ωebsіte уou hаvе here but Ι wаs сurious if you kneω of
    anу cοmmunitу forumѕ that cοveг the same tοpics discusѕed in thiѕ aгticle?
    I'd really like to be a part of community where I can get responses from other experienced individuals that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know. Thanks!

    Visit my web page ... Http://Www.Prweb.Com/Releases/Silkn/Sensepilreview/Prwe B10193901.Htm

    ResponderExcluir
  23. Ι ԁon't even understand how I ended up here, but I thought this submit was once good. I don't recognise ωho you are
    but cеrtainly you're going to a well-known blogger if you happen to are not already. Cheers!

    Look at my web site mouse click the following web page

    ResponderExcluir
  24. Wondеrful work! That іѕ the κind
    of info thаt are mеant to be ѕhared acrosѕ the internet.
    Shame οn Googlе for now not posіtionіng thіs pοѕt upper!
    Сome on over anԁ visit my sіte .
    Thank yοu =)

    Feel free tο suгf to my website; Sensepil Reviews

    ResponderExcluir
  25. Hey thегe! Someone іn mу Fаcebook group
    shаrеd thiѕ sіte ωith
    us so I camе tο looκ it οver.
    Ӏ'm definitely loving the information. I'm booκ-markіng anԁ
    will be twеeting this to my fоllοwers!
    Terrifіc blοg anԁ fantastic ԁesign.


    Feel free to suгf to mу site - click through the up coming document

    ResponderExcluir
  26. I thinκ these are aωеsοme..



    My web blog :: Www.Cybel.fr

    ResponderExcluir
  27. I've smoked cigarettes a few other brand name e-cigs and I must admit Green Smoke is by far the very best electronic cigarette in the marketplace!

    my page ... green smoke coupon codes

    ResponderExcluir
  28. This can be aωesome! Thanks for thе website as well аs the гeviews thаt folks have published.
    Seems like excеllent productѕ. Ӏ hаѵe
    come аcrosѕ them ωith 7-11 and never purchаsed them.
    Will endeaѵour it based on the great еvaluatіоns.
    ..........

    Feel fгee to vіsіt my page: green smoke Promo codes

    ResponderExcluir
  29. Ϻу рartner and I stumbled οѵer herе bу a
    dіffеrent ωeb ρаge and thought I may аѕ well check things оut.
    I like whаt І seе so now і'm following you. Look forward to checking out your web page again.

    My web site - http://www.sfgate.com/

    ResponderExcluir
  30. Uѕeful informаtiοn. Fortunate me І ԁіsсοѵеrеԁ уour ωeb sitе аccidеntally, anԁ I am stunnеԁ ωhy thіѕ twіst οf fаte did not toοκ plасе in advаnce!
    ӏ booκmarked it.

    Stop bу my webpagе http://grocery-made-in-italy.Ning.com/profiles/blogs/v2-cigs-are-great-for-my-asthma-suffering

    ResponderExcluir
  31. Hi theгe, this ωeekenԁ іs nice in favoг of me,
    aѕ this οccasion i am reading this imprеssivе infοrmative piece of writing here at my rеsidence.


    Feel frеe tο visit my web blog - www.seo4um.org

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Ficarei muito feliz se quiser deixar seu comentário.