22 de mar. de 2011

Verdade X transparência

Hoje estava no salão dando um tapa no visual e aproveitei para colocar a leitura em dia. Salões de cabelo sempre tem revistas à diposição, mesmo que as edições sejam atrasadas e como tratar do meu cabelinho requer muuuito tempo, me pus a foliar as revistas a disposição. Só para terem noção, cheguei as 09:00h e saí as 13:00h. Linda, lisa e com cabelos esvoaçantes. Bendito alisamento definitivo!!!
Papo sério agora, achei uma matéria super interessante, sobre a diferença entre ser uma pessoa verdadeira e ser uma pessoa transparente, escrita pela psicanilista Rosa Avello.
Segunda ela, ser transparente significa ter ações desprovidas de motivos sombrios, livres de rabugices, implicância, maus humores, culpas, recalques e rancores.
E muitas vezes quando somos verdadeiros, nossas ações não são norteadas por sentimentos nobres e sim tem como objetivo ferir, magoar e constranger. Sabem aquelas pessoas que vivem alardeando serem verdadeiras, mas no fundo o que querem é usar a "verdade" para infligir sentimentos negativos?
 Usam o seu calcanhar de aquiles para te fazer sofrer? Neste sentindo, 
ser verdadeiro não é ser transparente, pois ser transparente não é dizer o que carregamos no coração.
É não ter no coração o que não possa ser dito.


Adorei esta colocação da autora, existem muitas pessoas mesquinhas que adotam uma filosofia de pseudo-verdadade. A próxima vez que alguém lhe disser que é verdadeiro - olhe direto nos seus olhos e busque a tranparência.

26 comentários:

  1. Que lindo isso... e me coloca muito a pensar também sobre mim mesma. Sempre gosto de falar o que me vem ao coração, mas será que sempre tenho as coisas certas nele? É muito bom para melhorar também. Beijos, Paula!

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulinha tudo bem?,olha so e verdade nossos textos se completam !!!!Muito bom, e uma baita verdade: SER VERDADEIROS NAO E SER TRANSPARENTE,POIS TRASNPARENTE NAO E DIZER O QUE CARREGAMOS NO CORAÇAO.Mudando de assunto vc faz o alisamento japones?Eu faço ja desde 2003,muito bom ne cuidar do visu.Quando faço tambem demora de tres a 4 horas, mas vale a pena ne? bendito alisamento que facilita a nossa vida !!!beijos querida

    ResponderExcluir
  3. Uau, acabei de chegar por aqui e sou recebida com uma reflexão tão firme e transparente! Fui impactada, tenho que agradecer: "obrigada!".

    Acho que se a verdade é algo inalcansavel, a transparencia é uma consquista possivel, desde que se trabalhe, não é sem trabalho que se consegue ser transparente.

    Mas, tomo para mim sua reflexão e da próxima vez que encontrar uma pessoa "cheia de verdade" vou olhar no olhos e procurar transparencia!!!

    Cheros, muito e já tou fazendo meu bolão do Oscar por aqui: Elaine, Adri e Carla \o/ tou torcendo \o/

    ResponderExcluir
  4. Oie flor tudo bom?
    Adorei seu blog, super lindo
    Ja estou te seguindo
    Se puder me siga de volta

    http://maisqueumblogdebeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom isso! Me colocou pra pensar: O transparente não revela nada se não algo que está do outro lado e não dentro. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sabe, Paula, eu nunca me deparei com uma definição tão perfeita como essa até hoje.
    Verdade e transparência...
    Era uma coisa que eu sentia, mas que realmente não conseguia transformar em palavras. Porque ficava com aquela coisa pré-concebida na minha cabeça que gente verdadeira é que era o máximo, porque dizia "a verdade". Sinceramente, achei esse texto de hoje muito perfeito!

    Super beijo, Paula. Te agradeço por este texto.
    Muito

    Carla

    ResponderExcluir
  7. Nossa bela reflexão dessa autora, muito bem colocado, conheço pessoas assim, só o amor de Deus para moldá-las!!

    beijão!!

    ResponderExcluir
  8. Vim conhecer seu blog e que texto lindo e profundo que encontrei, acabei ficando e vou voltar muitas vezes.

    ResponderExcluir
  9. É realmente interessante, pode-se ser verdadeiro sem se transparente. Ninguém é obrigado a revelar todos os aspectos de sua vida, para isso existe a privacidade, mas é de bom tom respeitar as pessoas evitando a mentira, ao menos nos relacionamentos mais íntimos.
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog, já votei na na enquete, ja divulguei o post!!! Nota dez!!! Tb sou de SG! Bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi Paula!
    Cheguei até aqui pela Elaine Gaspareto...
    Estive lendo seus posts, uma delícia o modo como você escreve: simples e direto.
    Muito bom esse post sobre verdade e tranparência! Realmente é para pensar...
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  12. Oi Paulinha, acredito que ser verdadeira não seja sinônimo de usar isto para machucar pessoas, pois o que machuca alguém não é a verdade e sim o jeito de chegar e falar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Bella!

    Te "vi" na Elaine, está semana estou com sorte de conhecer através de indicação, escritoras maravilhosas como vc.

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
  14. Oi Paulinha, para mim, ser verdadeiro é falar o que pensa para outra pessoa sem magoar e educadamente. Ser transparente é mostrar quem você realmente é sem máscaras, máscaras que todos usamos de vez enquando só para não magoar o próximo... bjs

    ResponderExcluir
  15. Vim votar e já fiquei por aqui

    ResponderExcluir
  16. Paula,

    Durante anos eu fui uma pessoa assim: sem carregar no coração coisas que não podiam ser ditas.

    Daí a vivência nos ensina algumas coias.

    Assim como não vamos às praias desertas sem levar repelentes contra insetos, assim como não ingressamos na mata sem espingarda e sem faca, assim como um policial no Brasil não sai para o trabalho sem estar armado e municiado, também não podemos viver seguramente sem um estoque dessas palavras no coração.

    Não para usá-las de modo mesquinho e inflingir dor injustamente mas para nos defender dessas pessoas mesquinhas às quais vc se refere.

    Na minha opinião, é possível ser verdadeiro (na acepção que vc usou) e transparente de modo justo.

    ResponderExcluir
  17. E quantos andam por aí alardeando aos quatro ventos que são verdadeiros, que dizem o que pensam e ainda se acham superiores por isso.Mas a transparência, essa não existe, essa nem pensar.
    Mas os olhos são sim, os espelhos da alma, e através deles ainda encontramos pessoas que sabemos que podemos confiar, pois a verdade delas não é para magoar.

    ResponderExcluir
  18. Paula!
    Visitando seu blog pela primeira vez e gostei muito, parabéns!!
    Amei a reportagem!!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  19. Oi Paula,

    Vim conhecer vc! A Elaine falou mto bem de vc...
    E então... Gostei de seu post. Mas as vezes a verdade tem que ser dita e por mais que machuque, as vezes se faz necessária!
    Eu me acho uma pessoa verdadeira e até demais... Mas tb gosto de ser transparente.
    Mas de uma coisa eu tenho certeza... As pessoas sendo transparentes demais, tornam-se ingênuas e muitas vezes são enganadas em sua boa fé. Por isso torna-se imperioso dizer a verdade!

    bjo

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Bem interessante esta abordagem sobre verdade e transparência. Concordo em gênero, número e grau.
    Belo texto.
    Abraço

    Neo
    Todos os Sentidos

    ResponderExcluir
  21. Paulinha, excelente post..desconfio dos muito "sinceros" pois entendo que há sempre uma maneira de falar a verdade sem expor, constranger ou magoar. Beijos linda!

    ResponderExcluir
  22. Ou fala a verdade ou fica quieta! Tem o momento certo para escolher, dependendo das circunstâncias ...........
    E vamos brincar um pouco, pois a vida é pesada! Então, passe lá no meu blog e leve o MEME para você rsrs Se ainda não tem meus selinhos, pode levar também.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Primeiro... muito obrigada por ter me lembrado que eu tinha que marcar minha hora no salão! ehehhe, ja marquei!!!

    Segundo... que definição maravilhosa, e tem toda razão. Muitas vezes somos sinceros e verdadeiros apenas quando nos convem, não é?

    Beeeejs! :D

    ResponderExcluir
  24. A colocação sobre a transparência é perfeita! Damos aquilo que temos, de bom ou de ruim, e é nessas horas que mostramos o que temos na alma.

    Muito bom o seu blog. Agora vou votar, ok?

    Abraços do Gaúcho

    ResponderExcluir
  25. Já fiz post sobre isso! Sobre pessoas que se dizem autênticas e saem ofendendo as pessoas. Tem uma pessoa na minha família que é assim, diz que sempre fala "as verdades" só que de tanto magoar os familiares, hoje em dia está sozinha.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  26. Olá Paula,
    Estou aqui pela primeira vez e pretendo ficar! Não resisti depois de ler tamanha verdade e todos os comentários sobre ela...rsrsrsrs
    Preciso opnar também: Sempre digo: Não é o que você fala...Mas como você fala que provocará um efeito positivo ou negativo. também há o momento certo para fazer isso. Mesmo assim, nem todos gostam de ouvir a verdade. Acho o ser humano algo fantástico, complexo e muitas vezes imprevisível, por isso a ética ainda é nossa melhor aliada no trato com as pessoas, sejam parentes, conhecidos e até mesmo amigos...rsrsrs. Falar a verdade é fundamental para mim! Se der para falar a verdade agente fala, se não der agente cala! Me identifico bastante com a definição de transparência que a autora explicou.
    Beijos no coração!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Ficarei muito feliz se quiser deixar seu comentário.