22 de jul. de 2010

A beleza dos pequenos gestos

Certas coisas não tem preço. Um dia recebi um e-mail de um amigo que contava a história de uma amizade entre dois jovens que começará por acaso. Eles se encontram no caminho da escola para casa e quando um deles deixa cair uma pilha de livros o outro o ajuda a catar e começa a conversar com ele.
Eles mantém a amizade ao longo dos anos e quando o jovem da pilha de livros se forma na universidade com louvor e ao discusar ele agradece ao amigo por ter chegado até ali e explica que no dia do primeiro encontro ele carregava tantos livros porque havia decido se matar e não queria que a mãe tivesse que ir a escola para buscá-los. O motivo? Ele era alvo de piadas na escola. E foi o gesto de ajuda de um desconhecido que o fez mudar de idéia.
Na vida temos sempre a oportunidade de ajudar as pessoas e muita vezes não nos damos conta de como os pequenos gestos podem fazer a diferença. Hoje fiquei feliz em saber que Flávia Shiroma, do blog Compartilhando idéias com uma mulher de 30 e poucos anos...havia recomendado o meu para que outras pessoas seguissem. Um gesto tão pequeno, que para ela nada deve ter representado, me aqueceu o coração e me fez sentir querida e importante.
A palavra como todos já sabemos, tem o poder extraordinário de maldizer ou bendizer e não é raro vermos pessoas fazendo mal uso deste poder. As pessoas estão a cada dia mais irritadiças, sem paciência e respeito pelo próximo, gerando situações de violência que poderiam ser evitadas com o mero uso da gentileza.
Eu nunca tive muita afinidade com bichos e plantas, mas gosto muito de gente. Acho interessante como o ser humano se comporta em sociedade, o que o leva a cometer certos gestos e gosto muito de observar e conversar com as pessoas. Existe cada fugura! Por conta disto, na época da faculdade era bastante requisitada para dar "aconselhamentos", pois gosto de ouvir e evito critícas destrutivas. Minha orelha chegava a dor de tantas horas que ficava no telefone, escutando dramas pessoais e até já fui solicitada para impedir uma possível traição, pode?
É claro que nem todas as pessoas tem essa paciência de Jó, mas acredito na importância dos pequenos gestos, no cuidado ao falar para não ofender as pessoas, na gentileza gratuita, no respeito as diferenças, na diplomacia, na valorização do amor interpessoal.
Não custa nada cultivar boas relações e sem perceber podemos estar fazendo a diferença.
Paula Li

4 comentários:

  1. Querida Paula, como pode isso? Sentimos tanta simpatia e carinho uma pela outra e mal nos conhecemos! A nossa amizade é super recente, leio seu (lindo) blog há pouco tempo, mas mesmo assim, me sinto super a vontade.
    O seu blog tem mais ou menos o perfil do meu, se não o mesmo! Pensamos muito parecido, escrevemos nossas experiências e sentimentos, e usamos a palavra "compartilhar". Isso não é o máximo?

    Quanto à esta postagem, você conseguiu me surpreender e sensibilizar. Fiz uma ação gratuita e nem esperava que você fosse ler. Aliás, como você foi parar lá? Foi coincidência? Queria ver seu rostinho na hora!!! rsrs
    Mas, com certeza, vc me surpreendeu muito mais do que eu a você.

    Jamais imaginaria que escrevesse uma postagem sobre algo que eu fiz. Fiquei muito lisonjeada e vou escrever sobre isto no meu blog. É claaaaro!!! rsrs....

    Vc viu como gosto de escrever né??? rsrs..... Meus comentários parecem postagens de tão grandes! Mas é que realmente gostei daqui e quero ver este blog bombando!! rs

    Quando eu comecei a blogar, não tinha muito entusiasmo. Parecia que ninguém lia. Eu também não entendia muito bem esse lance da blogosfera, da "etiqueta" do mundo dos blogs e nem sabia que me viciaria!!!! Blog é muito bom!! Vc vai ver, vai ter muita gente aqui ainda!!!!! E vamoquevamo!!!!!

    Bjs minha querida amigaaaaa!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah!!! Ia me esquecendo!!!!!

    Tem um selinho neste link para você tá????

    http://flaviashiroma.blogspot.com/2010/07/criei-este-selinho.html

    Pega lá hein!!!! Bjsssssssssssss

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Estou aqui porque vi seu blog no da Flávia, que por sinal é uma pesssoa maravilhosa e só trocamos comentários nos nossos blogs, mas já percebi seu grande coração...
    Adorei sua postagem, "Gentileza Gratuita", essa é a chave, nada forçado, tudo de bom grado.

    Bjs linda Paula

    Mila Lopes

    Seguindo<<<>>>

    ResponderExcluir
  4. Oi Paula
    Adorei seu blog e o conheci atraves da postagem da Flávia!!!
    Amei o texto é bem cm vc colocou um pequeno gesto faz a grande diferença...
    As vezes estamos para baixo e a pessoa que menos esperamos é quem nos coloca pra cima e levanta nosso astral!!!
    Já estou te seguindo
    Te espero para uma visita no meu Cafofo
    Bjokas

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Ficarei muito feliz se quiser deixar seu comentário.