16 de fev. de 2011

Mulheres no poder

Após uma grave crise na Polícia Civil do Rio de Janeiro, que levou a prisão de dezenas de policiais, inclusive a do ex subchefe Operacional e por tabela o Chefe de Polícia Civil, pela primeira vez na história da instituição, uma mulher é designada para ocupar o cobiçado cargo vago, a delegada Marta Rocha.
Hoje pela manhã quando assisti a entrevista da nova Chefe de Polícia, a primeira coisa que me veio a cabeça, foi que a chamaram para colocar a casa em ordem.

Quando tudo esta um caos, parece que só a habilidade feminina, em arrumar e organizar uma casa, é capaz de colocar as coisas no seu devido lugar.
Eu não sou de levantar bandeiras. E tão pouco de fazer apologias. Não sou da esquerda, da direita e nem do centro. Não sou feminista.
Penso que o jogo do poder é tão mascarado, que nem ao menos sei se vivemos uma democrácia ou se somos levados a acreditar que podemos fazer a diferença. Exemplo recente: elegemos a Dilma ou ela nos foi imposta?
Teorias da conspiração a parte, mesmo tendo estudado 4 anos para me tornar uma professora de História, confesso não me sentir a vontade em discutir certos aspectos da sociedade. Creio que me falta a erudição necessária. Ou o fervor.
E hoje talvez eu vá incorrer em alguns erros, já que saí do meu lugar comum em escrever sobre meu cotidiano e arrisquei em águas mais profundas. Então, espero que possam perdoar qualquer falha.
Mas senti vontade  de agradecer a todas as mães que incentivaram suas fillhas a terem capricho com suas bonecas. A zelarem por seus brinquedos. A colocar cada coisa no seu lugar. A limpar a sujeira. A administrarem uma casa.
Por que penso que toda essa formação inicial, que outrora era voltada apenas para atender a família, aliada com a formação acadêmica ou profissional, pode permitir que ela vá muito além dos domínios de um lar.
A mulher pode arrumar, dirigir, gerenciar e comandar qualquer casa.
Seja ela uma empresa. Seja um departamento de polícia. Seja uma Presidência da República.
Este texto não tem nada de machista ou feminista. Homens e mulheres são igualmente valorosos e capazes. É só um despretencioso momento de reflexão.

15 comentários:

  1. Nossa estava indo escrever um post mais ou menos sobre o assunto.
    Sou sindica no meu condomínio e quando fui eleita para o cargo alguns homens na assembleia riram e me perguntaram qual experiencia tinha em administração, bom a única coisa que me veio a cabeça é que administro minha casa.
    Hoje outros homens do condomínio dizem que precisava de uma mulher para organizar a casa.
    Deus abençoe essas mulheres que estão no poder.

    ResponderExcluir
  2. Excelente Paulinhaaa......muito bom o seu texto!!!
    "Mas senti vontade de agradecer a todas as mães que incentivaram suas fillhas a terem capricho com suas bonecas." (quantas mães hoje fazem isso????)

    Adoreiii..... (acho que vou escrever algo sobre isso no blog depois...)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. É realemente as mulheres estão se mostrando cada dia mais fortes e mostrando que podem sim collocar ordem nas coisas
    Adorei essa noticia
    Bjokas

    ResponderExcluir
  4. Excelente texto! Nunca tinha visto a nossa educação feminina por este prisma, e, sinceramente, você tem toda razão. Obrigada às nossas mães e a nós mesmas por otimizarmos o aprendizado. Beeeeijos!

    ResponderExcluir
  5. Nos anos 70 chamavam os homens de porcos "chauvinistas". Chauvinismo é, justamente, o termo usado para representar as opiniões exacerbadas e tendenciosas a favor de um grupo ou de um país.

    Mulheres são tão corruptos quanto homens.

    Não conheço essa senhora mas, conhecendo um pouco de política, creio que ela foi chamada mais para dar essa imagem (de quem vai por ordem na casa) do que para fazê-lo efetivamente.

    Um dos envolvidos nessa lambança da Polícia Civil carioca ajudou no livro ELITE DA TROPA 2, obra que foi a base para o lançamento do filme TROPA DE ELITE 2.

    Na ficação literária e cinematográfica o Capitão Nascimento é chamado ao cargo burocrático para dar ares de limpeza, de ética, de ideologia ao governo. Apenas ares pois a sujeira corria ainda mais solta sob seus pés.

    Essa ficação, contudo, foi criada a partir da realidade que seus escritores conheciam bem e que agora, ao meu ver, se repete.

    ResponderExcluir
  6. Paula,
    não sou uma feminista impedernida, mas ficou contente quando vejo uma mulher vencendo por seus próprios méritos. Quando a Dilma assumiu disse algo que me fez feliz: "vocês podem olhar para suas filhas e dizer mulher também pode", até ser chefe de polícia.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com você Paula, e pela ciência a mulher é até melhor em organizar as coisas já que a sua visão é mais globalizada, diferente da objetividade e centralização masculina. Na minha cidade natal a delegada era uma senhora muito vaidosa, que dava aulas de artesanato, mas tinha um revólver na bolsa e ia atrás dos bandidos como qualquer delegado homem.
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  8. Paulinha, concordo em gênero, número e grau...quando assisti sobre o assunto, logo fui comentar com meu marido, e este, machista como é, me falou que agora vai virar bagunça e que ela vai "pastar" para conseguir respeito dos homens que comandar. Não concordo com ele, penso que com pulso firme ela conseguirá, mas será inevitável as piadinhas entre esses homens... são raríssimas as casas que funcionam sem o pulso de uma mulher.
    ...beijinhos...

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você Paulinha que as mulheres têm competência e pulso forte para comandar e "ajeitar qualquer casa", mas creio também que essa competência independa do sexo, se é homem ou mulher.
    O ponto chave aí é a honestidade, ou a falta dela.

    Bjs
    Muito bom este post!
    Parabéns

    ResponderExcluir
  10. Paula!

    Concordo em tudo contigo! Em absolutamente tudo. A mulher é capaz, sim, de tudo aquilo a que se propõe. Sabe, independentemente de política, gosto de ver as mulheres ocupando altos cargos! E tenho orgulho de ver uma mulher presidente desse País. Acho legais estas conquistas. Bárbaro!

    Beijos

    Carla

    ResponderExcluir
  11. Eu também nao sou feminista e concordo contigo, as vezes paro pra pensar e tals em comu a Dilma cresceu rápido, será q foi imposta? bom também nao sei responder, o fato é que hoje realmente as mulheres podem mostrar o quanto elas são boas em organizar a casa como vc mesmo disse! Nascemos praticamente com esse dom!

    Muito bom o texto e me faz refletir!!

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Paulinha, eu também estou longe de ser uma feminista, ainda mais nos dias de hoje, que o feminismo anda bem deturpado, mas acredito que a mulher chegou numa época em que ela pode escolher fazer o que quiser e não precisa mais dar muitas satisfações a este respeito aos outros, por isso se ela deseja admimiostrar uma empresa ou um lar, ou os dois, só depende dela, o importante é que ela se sinta feliz fazendo o que escolheu. Se a nossa delegada vai por a casa em ordem? Acho que independente do sexo, ela deve ter uma boa formação e competência para isso, mas nós precisamos contar, acima de tudo, com o fator honestidade! Que ela faça valer!

    ResponderExcluir
  14. Oi Paulinha. Estava me referindo aquelas bermudinhas que usamos embaixo das saias. Pra não assar nossas coxas. Vc usa?
    Então, eu fiquei satisfeita com a entrada da Marta Rocha. Ainda mais com nossa presidente Dilma. Essa é uma geração de autoridade feminina. E acredito muito no potencial delas. Não sou feminista tb, mas acredito que as mulheres são mais calmas, e enxergam além do problema. E nós conseguimos pôr ordem na casa com mais facilidade que os homens.
    Beijos, Camila.

    ResponderExcluir
  15. Oi Paula,
    tudo muito bem colocado!
    Acho que já foi mesmo o tempo que achavam que mulher era o "sexo frágil" e que "homem não chora"! São velhos conceitos caindo por terra e dando lugar a novas idéias... Mais justas, humanas e que fazem toda a diferença!

    Obrigada pela visita e pelo elogio!
    Fiquei super feliz pq sei que vc é doceira profissional, mas aquele receitinha é moleza, viu! Vou encarar receitas mais elaboradas pra ver como me saio...

    Ótimo restinho de semana!
    Bjo

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Ficarei muito feliz se quiser deixar seu comentário.