14 de set. de 2010

Soluções para a rabugice

Para você que se identificou com o post e se viu no papel de rabugenta, eis a solução sugerida pelos autores Allan e Barbara Pease, do livro Por que os homens mentem e as mulheres choram, que eu adotei como minha "Bíblia de cabiceira".

 A Rabugice pode ser um apelo por reconhecimento

Reclamar é sinal de que a mulher quer mais reconhecimento da família por tudo o que faz. Ela sabe que a vida pode ser melhor, mas não sabe como se libertar para construir o que deseja.

Soluções para a rabugice:

1. Dizer o que se quer:
A rabugice costuma ser sinal de que a um problema de comunicação entre duas pessoas e em vez de enfrentá-lo, em geral as pessoas se pegam em trivialidades e se atormentam mutuamente com palavras cruéis. Em vez de dizer claramente o que sente, a mulher espera que o homem perceba intuitivamente o que ela esta querendo expressar  ao falar indiretamente.
Exemplo: ela acha que se bocejar e disser - "estou tão cansada, acho que vou para a cama", o homem irá escovar os dentes, passar desodorante, vestir algo mais confortável, deitar junto dela, aconchegá-la nos braços e, quem sabe, até uma sessão de sexo. Em vez disso, o homem resmunga, vai até a geladeira pegar uma cerveja e se aboleta no sofá para ver futebol na TV. Não lhe passa pela cabeça que sua mulher esta falando em código. Sozinha na cama, a mulher acaba caindo no sono, com uma sensação de rejeição e desamor.
Como o cérebro do homem é mais simples comparativamente, basta a mulher dizer direta e serenamente o que ela quer e o homem responderá mais positivamente.
2. Dizer o que sente;

3. A técnica do "Eu":
Em vez de partir para o ataque para conseguir atenção e colocar o homem na defensiva, o certo é usar a técnica do "Eu", em vez da palavra "Você".
Exemplo: você é egoísta, você não me ajuda com os serviços da casa, você chega tarde e nunca liga para avisar ...
A palavra você é de ataque, sempre coloca o outro na defensiva, enquanto a do "Eu" permite que se exponha seus sentimentos, sem julgamento. Ex: Eu fico preocupada quando você demora, eu ficaria mais traquila se você ligasse para me avisar.

4. Deixar o homem olhar a fogueira por uns 30 minutos:
Quando o homem primitivo voltava para a caverna, depois de um exaustivo  dia de caçada para alimentar a família, precisava ficar uns trinta minutos olhando a fogueira, sem falar, para recobrar as energias. O mesmo acontece quando seu homem chega tarde do trabalho: precisa de um tempo para se recuperar. A maioria das mulheres querem falar imediatamente e o mais apropriado seria combinar entre os dois, que primeiro o homem iria relaxar e depois colocar os assuntos do dia em pauta.

5. Não reclame com ele, treine-os:
se você já pediu mil vezes para que seu marido ou filho não largar a toalha molhada e ele continua fazendo, experimente dizer para ele que a próxima vez que fizer isto, irá colocar a toalha molhada dele embaixo do travesseiro. Cumpra a ameaça quantas vezes for necessário, até que ele perceba o quanto é desagradável usar uma toalha fedorenta.

O desafio da rabugenta: sente-se com seu parceiro e comunique-se usando a linguagem do "Eu.
- diga-lhe o que esta deixando você frustrada.
- pare de ficar se repetindo.
- afirme suas necessidades e sentimentos e ouça atentamente a resposta dele.
- procure saber a opnião dele. Talvez ele tenha uma idéia melhor.
- evite frases acusatórias do tipo "Você", que produzem resistência no outro.
-qual será as consequencias no caso dele não mudar seu comportamento negligente?
- o que você esta fazendo para melhorar sua auto-imagem?
- você se sente gratificada quando atinge  seus objetivos?
- você quer ser feliz?

Próximo post - capítulo 2: Sete coisas que os homens fazem deixando as mulheres loucas



5 comentários:

  1. Meu marido é extremamente baguceiro, parece uma patologia rsrsrs, então fica difícil não ser rabugente as vezes. Eu me controlo ao máximo para não ser chata e irritante, mas como ele traz todo tipo de papel e quinquilharia para casa, utilizo alguns recursos para manter a casa em ordem.
    Fiz caixas de decoupagem e comprei algumas só para depositar os papéis dele, assim não corro o risco de jogar nada importante fora.
    De vez em quando chamo alguém para dar uma geral no quintal e lever embora as tralhas que não servem para nada.
    Recolho tudo que ele deixa espalhado, jogo dentro de um saco e guardo, assim economizo tempo de ficar colocando cada coisa no seu lugar, pois do contrário não sobraria tempo para mais nada.
    Hoje em dia ele já consegue arrumar a cama sem precisar pedir e reconhece ser um bagunceiro nato.
    Ainda bem que ele tem outras qualidades, por que do contrário...

    ResponderExcluir
  2. Paula adorei....super positiva a mensagem e direta! Concordo com tudo! Essa de códigos já era né?
    beijocas,
    Mari.

    ResponderExcluir
  3. Aiaiai.... que letrinhas pequeninas!! rs

    Oooooi amiga!!!!! Tudo bem querida????
    Eu vi o comentário que você deixou no blog da nossa amiga Cris falando que sentia saudade de mim... um carinho assim é tão gostoso...

    Amiga, no início do meu casamento, rolava muito disso: eu achava que por me conhecer há algum tempo, meu marido já teria condições de adivinhar o que eu estava querendo. Mas, o dia-a-dia nos mostra que as coisas não são assim.

    Da mesma forma, os homens também esperam certas atitudes da nossa parte e não nos tocamos. E aí? Eles vem cobrar? A maioria não né.

    Temos que nos conscientizar de que os homens (principalmente por serem homens) não têm bolas de cristal!!!!!!!!!!

    Esse seu post é muito bom amiga! Disse tudo!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Oie!!! Eu já tinha vindo no seu bloguinho mas não tinha conseguido comentar =( Fiquei tristinha mas não desisti e cá estou eu, comentando ^^
    Então, eu não me considero uma pessoa rabugenta. É claro q tem dias q a gente acorda meio de mau c a vida, mas procuro não descontar nos outros, afinal, a menos que a pessoa seja vidente, não dá pra adivinhar o que a gente quer né?
    Adorei o post Paula =)
    Beijos, boa semana =*

    ResponderExcluir
  5. Huuuuum pois mto beeem.... vou seguir tdo isso à riscaaaa :D bju bju Liii!!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Ficarei muito feliz se quiser deixar seu comentário.