27/08/2011

Existe felicidade completa?

Felicidade é um conceito abstrato, mas para a maioria das pessoas esta relacionada ao sucesso e mensurada pela esfera financeira e amorosa. 
Se você é uma pessoa bem-sucedida financeiramente e de quebra ainda tem um relacionamento amoroso maravilhoso ou vice-versa, pode crer que será considerado por muitos como alguém completamente feliz. Sei que felicidade é muito mais abrangente do que isto, mas no mundo materialista em que vivemos, não há como negar que a busca por melhores oportunidades esta no topo da lista de prioridades da maioria do mortais.

E encontrar a cara-metade deve estar no segundo lugar da lista. Hoje estava conversando com minha melhor amiga, que é bonita, inteligente e esta se tornando bem-sucedida. Ela começou como recepcionista de uma Universidade privada e em poucos anos já alcançou um posto bastante significativo.

Em contrapartida ao sucesso profissional, sua vida amorosa é um caos. Já teve alguns relacionamentos sérios com homens que pintaram e bordaram com ela e nos últimos anos não conseguiu emplacar nenhum romance. Restou bancar a "moderna" e fazer uns free-lances  com homens já comprometidos, com muita disposição para o sexo casual e pouco interessados em envolvimentos.
Na nossa conversa ela contou sobre a sua última decepção, um cara que ela admirava faz tempo e quando finalmente marcaram um encontro, ela descobriu que seria apenas mais uma na vida dele, entre outras coisinhas. OU seja, ela é clássica mulher que tem dedo podre para homem. A esperança de finalmente ter encontrado um homem para chamar de seu foi para a vala.
Já a minha situação é inversamente proporcional. Se por um lado ainda não sou bem-sucedida profissionalmente, não posso me queixar da vida amorosa. Tive poucos namorados e bem menos ainda decepções amorosas. E depois de alguns altos e baixos conquistei um nível  de excelência no meu relacionamento.
E isto me fez refletir. Existe felicidade completa, se formos utilizar como parâmetros, sucesso profissional e amoroso?
Grande parte das pessoas que eu conheço são de baixo nível sócio-econômico e seus relacionamentos são igualmente "pobres". 
Estou tentando me esforçar para ver se consigo lembrar de alguém "completamente feliz", (seguindo o critério profissional e de relacionamento) mas estou tendo dificuldades. Vocês podem me ajudar?

10 comentários:

  1. Felicidade, para mim, é o momento que você está bem consigo mesma. É meio difícil estar bem em tudo rsrs mas não é impossível!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. se usarmos apenas esses dois criterios que vc abordou finaceiro e amoroso, vc está corretissima, por que eu tb concordo em genero, numero e grau, quando eu morava no Br, eu me sentia bem estabilizada num jornal e tive até a sorte grande, vim do Pará pra Natal Capital do Rio Grande do Norte, sozinha e super machucada sobre um ex, ai fiz um curso na mocrolins e em 6 meses conseguir a vga de telemarketing no maior jornal da cidade, e em dois anos fui promovida para auxiliar admistrativo sem praticamente ter nocao de como a coisa funcionava, mesmo com medo eu nao recuei, aprendi o servico, e trablhei mais 4 anos nessa mesma impresa, total 6 anos...eu morava sozinha, nunca pedi um centavo pros meus pais, até por que eles nao tinham, e quem mandava pra quem era eu, apagava faculdade,aluguel, comia e vestia, eu me achava super vitoriosa por te conseguido o que para alguns era nada, mas pra mim era tudo.....MASSSSSSSSS na contra mao, meu sonho numero um era me casar, ter uma familia,e quem disse que eu conseguia? eu só namorei um cara em Natal e as safadezas deles valeram por 10, ele foi meu segundo namorado....e por muitas vezes eu chorei,no banheiro,no onibus, na cama, na missa, no ombro de amigas,por que eu achava que nunca ia acertar nesse sentido, eeu realmente nao me sentia totalmente feliz por que esses dois quesitos que vc abordou nao estavam completos....mas a vida seguiu meu esposo apareceu....isso morando na Noruega e eu no Brasil...a escolha comecou a surgi por que meu esposo só foi ao Brasil duas vezes uma pra me conhecer outra pra me buscar, e em ipotese nehuma ele tem estrutura pra morar no Brasil entao eu tive que escolher, passei 5 meses namorando pela net,até que segui meu coracao e abrir ao de algo que eu amava muito, meu trabalho, e vim para Noruega, encontrei um lord como esposo, alguém que me faz crer todos os dias que essa escolha valeu muito a pena, mas hoje eu sou apenas uma estrageira, estudando NoRUEGUÊS dona de casa e esposa...só??? Mas nao era esse meu sonho??? eh O QUE ME QUESTIONO uma vez ou outra...me sinto mil vezes mais feliz aqui, sem sombra de duvidas, mas nao me sinto completa sinto MUIIIIIIIIIIITA saudades do meu ex trabalho e da idependencia finaceira que de alguma forma ele me dava, aqui meu esposo me dá tudo, mas pra quem trabalha desde os 13 anos do nada ser dependente do outro, eh um desafio que requer muito tato e paciencia. AMEI SEU POST...TANTO DEIXO QUASE OUTRO POST rssss eh isso bjs. aqui ta lotado de brasileiras que fizeram o mesmo e tb choram as pitangas...eu já tenho minha meta, logo que eu aprender esse bendito idioma caio na pista quero trabalhar. ai vou esperar o terceiro quesito pra dizer...ainda nao estou completamente feliz!!!
    Eu sempre acreditei que o amor...nos dá forca pra tudo...agora eu sei que isso eh verdade mesmo....estou aqui por amor, a mim, meu esposo e minha nova familia...eu e ele....bjs amore.

    ResponderExcluir
  3. Sou como sua amiga! Minha vida profissional está estabilizada, satisfatória, acho que não queria mudar nada nela nesse momento. Gosto de sair pra trabalhar, meu ambiente de trabalho é bom e tudo mais. Em compensação minha vida sentimental é um caos, sempre foi e agora acho que pior... rs

    Enfim, se tivesse que escolher, entre ter uma vida profissional boa ou uma relação amorosa boa, eu prefiro a vida profissional. Mas obviamente que nem todos(as) pensam como eu.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Paula,
    isso não existe! Felicidade é um momento seja profissional ou amoroso, acredito que na verdade depois que passa e que nos damo conta que eramos felizes!
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  5. NÃO ,NÃO EXISTE E SABE POR QUE ? É DA NATUREZA HUMANA NÃO SE CONTENTAR COM O QUE TEM,
    SE VOCE É LOIRA QUER SER MORENA SE É MAGRA QUER ENGORDAR NEM QUE SEJA 100 GRAMAS A S GORDINHAS SEMPRE TEM UM KILINHO A APERDER..SE NAMORA QUER IR PARA BALADA SOLTEIRA SE E SOLTEIRA QUER ARRANJAR UM MARIDO SE TEM UM AMRIDO SEU SONHO É LIBERDADE SRSRSR JAMAIS SEREMOS FELIZES ..VI UMA CERTA VEZ UMA CANTORA FAMOSA DIZER QUE O SONHO E ANDAR NA RUA SEM NINGUEM ATRAPALHAR SUA CAMINHADA O MEU E O CONTRARIO SONHO SAIR NA RUA E VER GENTE SE ESMURRANDO PARA TER UM AUTOGRAFO MEU E SEI QUE ISSO JAMAIS ACONTECERÁ ..SRSRSR ..SABE VIVEMOS DE MOMENTOS FELIZES PARTICULAS DE FELICIDADE ..JUNTANDO COM UM MINIMO DE VONTADE DE AMAR E SER FELIZ CONSEGUIMOS CURTIR ELE..POR QUE SE NÃO TIVERMOS VONTADE DE SER FELIZ ENCONTRAMOS ..SABE POR VEZES ME SENTI SOZINHA E TRISTE EM ALGUMA PRAIA PARADISIACA DO NORDESTE ..HOJE POR VEZES ME SINTO FELIZ EM ESTAR AQUI BLOGANDO FALANDO NA NET ...SABE A FELICIDADE EXISTE SOLTA E TEMPOS QUE VE LA BATER NA PORTA ..APRENDI A SENTIR MOMENTOS FELIZES E APROVEITA
    LOS ALGUNS DEIXO PASSAR OUTROS NÃO ....MAS UMA COISA É CERTA FALANDO DE SUA AMIGA QUE VIVE COM RELAÇOES COM PESSOAS COMPROMETIDAS NADA QUE QUERER JULGAR QUEM SOU EU MAS UMA COISA SEI ESSES MOMENTOS FELIZES JAMAIS SERÃO FELIZES MESMOE CONTINUOS COM UMA FELICIDADE COM ALICERCE DE TRAIÇÃO E CONTRUIDO EM CIMA DE INFELICIDADE DE ALGUEM ..MENTIRAS TRAIÇOES ESSE CAMINHO É POSTO DOS MOMENTOS FELIZES...SABE PREFIRO VIVER FELIZ SÓ QUE TER MOMENTOS FELIZES DE PURA VAIDADE E DEPOIS ME SENTIR SUJA ..SEI LA É O QUE ACHO DINHEIRO NÃO TRAS MESMO FELICIDADE TENHO UMA AMIGA NO MT QUE DINHEIRO NUNCA FOI PROBLEMA PRA ELA MESMO ..E SABE DINHEIRO MUITA GRANA ..A CONTA DELA É COISA QUE NÃO JUNTARIO EM 10 ANOS SEM GASTAR E ELA É TRISTE INFELIZ E DISSE QUE GOSTARIA DE VOLTAR AOS TEMPOS QUE ERAM HUMILDES E ELA TINHA SEU MARIDO A SEU LADO E HOJE ELA O TEM MAS POR MINUTOS E MUITO DISTANTE ..ENTÃO QUERIDA RECEITINHA DE FELICIDADE???
    QUANDO SENTIR SE FELIZ APROVEITA..POR QUE JAJA ELA VAI .MAS POR OUTRO LADO JAJA ELA VOLTA DE NOVO

    BEIJOS
    OTILIA

    ResponderExcluir
  6. Só consegui pensar na Gisele Bündchen, porque com aquela grana e aquele homem todo em casa não tem como não ser totalmente feliz, né? rsrsrsrss

    Mas sério agora, acho que ninguém nunca se sente pleno por muito tempo, faz parte da nossa natureza desejar sempre algo mais que ainda não conquistamos... por isso a felicidade talvez resida justamente nesta busca, já que estamos sempre buscando mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Paula! Acredito que não exista ninguém feliz completamente, felicidade é um conceito abstrato que engloba milhares de variáveis. Porém, se considerarmos seus critérios, felizmente eu consigo citar algumas pessoas- mas não são pessoas que se considerem felizes! Perfeição não existe, nem em relacionamento, nem em trabalho. Algumas vezes quem tem o emprego e o salário dos sonhos, não tem tempo de amar! Um abraço e ótima reflexão!

    ResponderExcluir
  8. Eu acredito em momentos felizes porque a felicidade completa seria a perfeição e, como sabemos, nada é perfeito, né?

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Paula!
    Eu tbm tenho uma amiga nessa mesma situação. É linda, alcançou o sucesso profissional, financeiramente estável, mas não consegue ter alguém para chamar de seu. Está com 27 anos, mas nunca teve um namorado sério. Se diz a pessoa mais infeliz por isso.
    Eu acho que, na verdade, ninguém nunca está completamente satisfeito com a vida que tem. Sempre olhamos para a do vizinho e achamos que a vida dele é muito melhor que a nossa. Ser humano é mesmo difícil de se entender.
    Bju grande!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Paulinha,

    Eu nao acredito que uma pessoa seja completamente feliz.
    Para mim a felicidade sao momentos, e nao uma condicao.
    Costumo dizer que uma pessoa "ESTA" feliz. A felicidade eh um estado, uma fase, um momento ou varios momentos durante a vida.

    Muitas vezes nos sentimos felizes quando algo ou alguem nos satisfaz de alguma maneira, seja um namorado, nossos pais, um lindo vestido, uma viagem, um diploma, etc.... Se tivessemos a chance de sermos felizes sempre, talvez isso nos impediria de lutar na vida, pois ja seriamos pessoas satisfeitas e felizes. Entao pra que lutar tanto?

    Temos que nos lembrar que a natureza eh perfeita. O ser humano jamais poderia ser totalmente feliz todos os dias da vida, pois nunca teriamos as licoes de vida que soh as dores proporcionam e seriamos pessoas muito mais acomodadas.

    Paulinha, excelente post!
    Um grande abraco e um otimo final de semana.
    :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Ficarei muito feliz se quiser deixar seu comentário.