24 de ago. de 2010

A importância do plano B

Quem nunca se viu numa situação de planejar  algo e algum imprevisto acontecer? Toda hora isso acontece não é mesmo? Mas dependendo da gravidade da situação, nem sempre conseguimos  a frieza necessária para reagir a situações adversas. Muita vezes nos descabelamos, choramos ou ficamos apáticas,  dando o problema como sem solução e desta forma, deixando de realizar coisas importantes. 
Basta antes de se arrumar para uma festa descobrir um defeitinho no vestido para querer cancelar um planejamento de semanas. E o que dizer quando você tem uma super idéia para um projeto, mas descobre que ela não é tão boa assim?
Em menor ou maior escala, toda vez que planejamos algo, precisamos sempre contar que imprevistos acontecem ou que a idéia principal pode não ser a mais interessante. Quando estava nos últimos períodas da faculdade e começei a cursar a temída disciplina Pesquisa Histórica, que antecede o momento mais temido ainda a monografia, o professor na 1ª aula perguntou qual seria o meu tema de pesquisa e quando eu disse ele imediatamente revidou: Você tem um plano B?
Eu não tinha, mas precisei encontrar um, ou então teria que fazer como muitos outros alunos, abandonar a disciplina e passar mais tempo na faculdade, algo que definitivimante eu não queria.
Assim, coloquei minha cachola para funcionar, busquei outras opções de meu interesse e já na próxima aula estava de posse do plano B, que por sinal foi um sucesso e me garantiu a nota máxima na monografia.

"Muitas vezes, o que aparentemente é um fracasso pode ser exatamente a razão de um grande sucesso futuro". (autor desconhecido)

E o que seria de nossas vidas sem um plano B? Se pararmos para pensar, vamos perceber que a vida é feita de incertezas, dúvidas e imprevistos e não podemos nos deixar abater pelas dificuldades. Hoje vivo um momento profissional em vejo a necessidade de algumas mudanças, mas estou animada e feliz, disposta a colocar em prática um plano B, que associado ao plano A acredito tem grandes chances de ser um sucesso.
O importante do tombo não é cair, mas saber se levantar.

Leituras associadas:

3 comentários:

  1. \0/ uhuuuuul arrasoooou Paulinhaaa.... vdd neh.... se não der certo o plano Principal então vamos para o Segundo Plano, poxa vida, sempre assistimos isso em filmes não eh?!!! Então pq nao praticarmos dia a dia..... Otimo post Paulinhaaa.... eu tava realmente precisando disso hoje. BeijãO nhá flor!!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade temos que sempre ter um plano B

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você. É importante ter ou inventar um plano B, mas muita gente não é capaz de fazer isso e se frustra com os imprevistos.
    Temos que nos permitir viver sem medo as situações inusitadas e ter criatividade para lidar com elas.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Ficarei muito feliz se quiser deixar seu comentário.