29 de out. de 2010

Seguidor invisível


Tente imaginar a seguinte situação: você sai de casa todos os dias para trabalhar, encontra o seu vizinho varrendo a calçada e o cumprimenta com um sorridente bom-dia. O vizinho finge que não te vê, continua varrendo a calçada e mesmo assim você continua repetindo o gesto sempre que o encontra.
Agora imaginem outra situação: você segue um blog, a pessoa também te segue e sempre que ela atualiza a postagem, você lê e deixa um comentário. Mas quando o contrário não acontece, como você sente?
Assim como na rua ou prédio em que moramos temos vizinhos mais e menos chegados, na blogesfera não é diferente. Na nossa rua, temos vizinhos em que somos próximos  e conversamos sobre vários assuntos e aqueles que apenas acenamos com educação quando passamos.
E na blogesfera também não é assim? Seguimos e somos seguidos por vários blogs, mais existem uns que nos agradam mais que outros, quer seja pelo conteúdo ou pela identificação com o dono. Nesses, fazemos questão de prestigiar, não passa uma atualização sem fazermos um comentário e nos consideramos verdadeiros amigos do blogueiro ou blogueira em questão.
Como unanimidade não existe e o tempo para se dedicar aos blogs muita vezes é curto , acabamos selecionando alguns blogs e nos esquecemos completamente dos outros, mesmo que a pessoa seja seu fiel seguidor, para você ele se torna um seguidor invisível, já que o canal de comunicação se tornou unilateral.
Como Somos responsáveis pelo que cativamos - Pequeno Príncipe – por que não tentar dar mais um pouquinho de atenção para os seguidores que conquistamos?  Sei que a correria do dia a dia impossibilita visitas constantes, mas retribuir um comentário ou uma visita, mesmo que só de vez em quando, faz bem em qualquer ambiente social.


12 comentários:

  1. Eu por exemplo adorei conhecê-la virtualmente. E sempre estarei aqui visitando vc.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Paulinha!
    Tb adorei nosso papo de ontem.
    Pois é, fiquei chateada mas agora passou.
    Só precisava desabafar rsrssr
    Bjoks!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula, li seu comentário no blog da Flávia e fiquei curiosa sobre seu post e vim conferir. Sou nova nessa vida blogueira e ainda tenho muito o que aprender, mas me queixo sempre de não ter tempo para ler e comentar todos os blogs que sigo, principalmente aqueles que me seguem de volta, mas faço o possível.
    Gostei do teu blog e vou voltar aqui com mais tempo. Também gostei da postagem sobre achado não é roubado e acredito que dinheiro mal ganho é dinheiro mal gasto, o que não é meu, por mais que me doa, entrego a quem de direito. Parabéns pelo seu marido, ser PM nos dias de hoje é um desafio e tanto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oii, concordo com vc, eu tento por exemplo, entrar na maior quantidade de blog possivel por dia para comentar, pois acho muito importante essa cordialidade entre vizinhos de blogs(rs)afinal todas nós precisamos de visitas e de comentários para que o blog sobreviva e cresça, não é!!!
    beijuu
    www.sermulhereomaximo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Paula!
    Que puxão de orelha, heim...
    Mas vc tem toda razão!
    No meu caso, nem tenho visitado os blogs amigos e nem postadono no meu... Snif!
    Muita coisa de uma vez e estou tentando organizar meu tempo!
    Lembro que meu último comentário aqui foi agradecimento pela sua frequente visita e resposta de vários comentários que vc tinha deixado pra mim...
    Mais uma vez agradeço sua presença por lá e saiba que essa sacudida foi das boas, viu!
    Um super beijo, ótimo final de semana e que vc faça uma sábia escolha no domingo, no segundo turno da eleição!
    ^^

    ResponderExcluir
  6. É verdade...
    Não tinha parado pra pensar nisso..
    É muito importante retribuirmos as visitas e os comentários na medida do possível né?!
    Por isso resolvi te seguir..
    Se gostar do blog me segue tb!

    ResponderExcluir
  7. http://1001cosmeticos.blogspot.com/
    @1001cosmeticos

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, isso mesmo! Foi transmissão de pensamento mesmo. Incrível!
    Bons modos e retribuições não custam nada né?
    Toda a troca que existe na blogosfera é um sinal de que há vida por trás de cada blog, de cada computador.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Lá vem eu polemizar!!! hahahaha
    Não concordo muito com isso, não. Às vezes o que vc escreve agrada a essa pessoa, mas o que essa pessoa te escreve não te agrada muito. Por exemplo, eu leio blogs de pessoas que nunca acessaram o meu. Mas o conteúdo desses blogs para mim são super interessantes, mas o do meu, para elas, pode não ser. Entende??? E eu encaro isso super numa boa. E quanto aos comentários, eu só deixo quando é um assunto bacana, com o qual me identifico. Tipo esse desse post.

    Acho que a blogosfera pode ser algo mais leve, a vida às vezes é tão pesada.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  10. Lá vem a Jú polemizar! kkkkk
    Bom ver a Jú aqui, ela é um amor!
    Beijos para você Paulinha e pra Jujú!

    ResponderExcluir
  11. Vim conferir esse link que você me indicou e me identifiquei com cada palavra. É com saber que existe sentimento virtual também!
    bj
    Adri

    ResponderExcluir
  12. Ora ai está uma boa reflexão e bem verdadeira...

    :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita. Ficarei muito feliz se quiser deixar seu comentário.